Submissão de projetos e modelos
Para submeter os projetos de pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa da UniFAP/FAP siga as etapas abaixo, também confira os documentos no final da página e os links disponibilizados.
1° Etapa
Cadastrar-se na Plataforma Brasil como pesquisador
- Acesse o site da Plataforma Brasil em: http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf
- Clique em “Cadastre-se” que se encontra no lado direito do topo da página e faça seu cadastro, seguindo as orientações da própria página. Tenha em mãos o arquivo virtual do seu RG e o link de acesso ao seu Currículo Lattes.
Obs: Para auxiliar, confira o arquivo abaixo sobre os cadastros necessários.
2° Etapa
Vinculação do Pesquisador/protocolo
Atenção! A instituição proponente determina para qual CEP o projeto será encaminhado. Todos os pesquisadores da UniFAP/FAP devem fazer a devida vinculação na instituição proponente.
Para que apareça o nome da Instituição como opção de escolha no campo Instituição Proponente (no cadastro do projeto na plataforma), primeiramente o pesquisador precisará ir na aba “Alterar Meus Dados” > Adicionar a Instituição.
Pesquisadores da UniFAP/FAP ou demais que queiram submeter para o Comitê de Ética da instituição:
CNPJ | Razão Social | Nome Fantasia | Localização |
---|---|---|---|
04.242.942/0001-37 | FIUSA EDUCACIONAL S/SIMPLES LTDA | FACULDADE PARAISO | CEARÁ |
04.242.942/0004-80 | FIUSA EDUCACIONAL S/SIMPLES LTDA | FACULDADE PARAISO | PERNAMBUCO |
3° Etapa
Submeter o Protocolo de Pesquisa
O Protocolo de Pesquisa é o conjunto de documentos a ser apresentado no protocolo, que contempla o Projeto de Pesquisa e demais documentos obrigatórios exigidos tanto pela CONEP como pelo CEP UniFAP/FAP.
3.1 Sobre o pesquisador responsável
O pesquisador responsável pelo protocolo deve possuir graduação em nível superior.
No caso de pesquisas vinculadas à pós-graduação, o pesquisador responsável pode ser o próprio aluno ou o orientador.
No caso de alunos de graduação, o pesquisador responsável será o orientador do projeto e o aluno deve ser o assistente de pesquisa.
3.2 Documentos obrigatórios
- Folha de Rosto assinada (gerada automaticamente pela Plataforma Brasil, após preenchimento dos dados);
- Informações Básicas do Projeto (gerada automaticamente pela Plataforma Brasil, após preenchimento dos dados);
- Projeto Detalhado / Brochura Investigador (Arquivo completo do estudo, com resumo,introdução, metodologia etc.);
- Termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) ou termo de dispensa de TCLE;
- Cronograma, com o compromisso explícito do pesquisador de que a pesquisa somenteserá iniciada a partir da aprovação pelo Sistema CEP/CONEP;
- Demais termos, a depender do tipo de pesquisa. Exemplos: termo de anuência; termode assentimento; declaração do patrocinador; termo de fiel depositário; declaração deautorização de uso de dados etc.
Observações
- Somente serão aceitos Protocolos de Pesquisa com toda a documentação em Português.
- Todos os documentos devem ser virtuais e enviados pela Plataforma Brasil, também devem possibilitar o uso dos recursos “Copiar” e “Colar”.
- Extensões dos arquivos: BMP, DOC, DOCX, GIF, JPG, JPEG, ODT, PDF, PNG, TXT – 20 MB de tamanho máximo.
- Obs: Para auxiliar, confira o arquivo abaixo “Submissão de projetos e documentos”.
4° Etapa
Antes de enviar, confira os itens a seguir, cuja divergência fará o seu projeto ficar pendente ou ser reprovado:
- Folha de Rosto deve ser assinada com clareza o nome completo e a função de quem assina, preferencialmente, indicados por carimbo ou eletronicamente utilizando as ferramentas de assinatura dos canais governamentais.
- Todas as informações devem estar idênticas em todos os documentos.
- Deve ser indicada a Área do Conhecimento (CNPq).
- Preenchimento de todos os itens do Detalhamento do Estudo na Plataforma Brasil.
- Descrever a metodologia do projeto (de forma sucinta). Para a análise ética dos aspectos metodológicos do projeto devem ser inseridas informações quanto ao: plano de recrutamento dos sujeitos, local de realização das etapas do projeto, bem como, a adequação das condições do local para garantir o sigilo das informações e privacidade ao sujeito, forma de obtenção do TCLE, critérios para suspender/encerrar a pesquisa e detalhamento das etapas da pesquisa.
- Definir e indicar o Critério de Inclusão. É o perfil de participantes a serem incluídos na pesquisa. Exemplo: sexo, idade, raça, nível de escolaridade, formação profissional, dentre outros.
- Definir e indicar o Critério de Exclusão. São participantes que estão dentro dos critérios de inclusão, mas que por algum motivo não devem ou não podem fazer parte da pesquisa. Não é contrário ao critério de inclusão.
- Toda a pesquisa envolvendo seres humanos tem risco. O pesquisador deve apresentar os riscos da pesquisa e as estratégias de minimizá-los.
- Informar quais são os benefícios para o sujeito da pesquisa e a comunidade em que está inserido/sociedade, sejam eles diretos ou indiretos.
- Metodologia de Análise de dados. Deve ser informado como as informações serão analisadas. Se a pesquisa é qualitativa ou quantitativa: qual estratégia analítica será utilizada; por exemplo, análise estatística (com ou sem uso de programas ou softwares) e nesta quais variáveis serão analisadas e/ou correlacionadas; se será utilizada frequência de aparecimento dos dados, análise do discurso, análise de conteúdo, codificação, softwares como Alceste, SADOs, teoria fundamentada, análise de narrativas, análise do discurso coletivo, etc.
- Definir a quantidade Participantes da Pesquisa ou apresentar uma previsão.
- Cronograma. O cronograma deve: Informar a duração total e as diferentes etapas da pesquisa, em número de meses; Constar o período de submissão ao CEP; Deve ter o compromisso explícito do pesquisador de que a pesquisa somente será iniciada a partir da aprovação pelo Sistema CEP-CONEP.
- Orçamento financeiro. Mesmo no caso de financiamento próprio, devem ser informados valores, como impressões, deslocamento etc.
- Apresentar todos os itens obrigatórios do Termo de consentimento livre e esclarecido(TCLE), utilize o modelo disponibilizado no site.
- Utilizar as legislações e normativas corretas, veja a aba “Legislação e normativas”.
- Apresentar os outros termos obrigatórios, de acordo com o tipo da pesquisa.
- Em caso de dúvidas, veja leia os manuais da Conep, mais especificamente o manual do pesquisador e manuais de pendências frequentes.
Links importantes para projetos de pesquisa:
Onde obter o currículo Lattes – Plataforma Lattes/CNPq
Onde cadastrar o projeto – Plataforma Brasil
Manual de submissão – Manual de submissão
Manual – Pendências Frequentes em Protocolos de Pesquisa Clínica – Clínica
Manual – Pendências Comuns em Protocolos de Ciências Humanas e Sociais no Sistema Cep/Conep – Manual Cep/Conep
Vídeos educativos da Conep: – Vídeos educativos da Conep