Blog UniFAP

  • Notícias

Como usar as redes sociais de forma mais saudável?

icone

Redação por UniFAP, 14 de out/2022

Queremos refletir sobre saúde mental e é inegável que as redes sociais tem uma grande influência em nosso humor, nossa autoestima e a forma como enxergamos o mundo e a nós.

Por isso, viemos te convidar a pensar um pouquinho sobre as formas saudáveis de utilizar as redes sociais.

Vem com a gente!

1. A vida acontece off-line

Nós sabemos que as redes sociais fazem parecer que as coisas só acontecem no mundo digital, mas é sempre importante lembrar que as vivências que compartilhamos por lá precisam existir no “mundo real” para que possam ser publicadas.

Não deixe de viver para postar, aprecie os momentos e depois compartilhe o que você achar bacana.

2. O unfollow é um aliado

Uma das vantagens das redes sociais é que podemos simplesmente parar de seguir pessoas ou páginas que não nos agregam coisas boas.

As vezes é mais saudável parar de seguir perfis que te fazem se sentir mal, ao invés de seguir se machucando um pouquinho todos os dias.

3. Siga pessoas mais diversas

Por muito tempo as mídias (TV, revistas, filmes, etc) só deram espaço para pessoas e corpos padronizados. O que fez muita gente sentir como se nunca pudesse alcançar àquele padrão de beleza universal.

Uma das vantagens das redes sociais é que corpos e pessoas plurais podem ter vez e voz!

E os padrões de beleza estão sendo redefinidos diariamente, então que tal seguir mais pessoas que parecem com você ou que são diversas? Assim, podemos aprender a apreciar a beleza de outros tipos de existências, inclusive a nossa.

4. Não faça comentários maldosos

Nós sempre podemos escolher falar ou não falar algumas coisas e comentários nas redes sociais com certeza podem não ser feitos.

Se você não tem algo legal para dizer a alguém, então que tal não dizer nada?

Além destas dicas, lembre-se sempre de aproveitar o lado bom das redes sociais, que é o de unir pessoas, encurtar distâncias e possibilitar debates super diversos.

Bora fortalecer as redes sociais como uma rede de alegria, carinho e bem estar?

Traga as pessoas queridas do digital para o mundo real e lembre-se de que a vida acontece com muito mais intensidade off-line.