Núcleo de Extensão em Tecnologia da Informação - NexTI

Núcleo de Extensão em Tecnologia da Informação – NExTI

A existência do NexTI – Núcleo de Extensão em Tecnologia da Informação – busca atender ao principio básico da pesquisa em extensão no ensino superior que versa sobre a formação do profissional-cidadão imprescindível para sua efetiva interação com a sociedade, seja para se situar historicamente, para se identificar culturalmente ou para referenciar sua formação com os problemas que um dia terá de enfrentar.

Acesse o site do NexTI – nexti.fapce.edu.br

O NExTI pretende, através da prática acadêmica, interligar a UniFAP nas suas atividades de ensino e de pesquisa com as demandas da maioria da população e possibilitar a formação do profissional pertencente a uma instituição de ensino que se credencia, cada vez mais, junto à sociedade como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes.

Para tanto, o NExTI possui dois objetivos, sendo estes:

Institucionais

  • Articular o curso de Sistemas de Informação com a sociedade local e regional;
  • Potencializar as ações de inclusão digital desenvolvidas pela UniFAP na região do Cariri;
  • Fortalecer as ações de Responsabilidade Social da UniFAP através do curso de Sistemas de Informações;
  • Prospectar oportunidades de geração de emprego e renda na área de Tecnologia da Informação através do incentivo ao empreendedorismo;
  • Dinamizar o setor de desenvolvimento de software da região do Cariri através da qualificação de recursos humanos.

Acadêmicos

  • Fortalecer a formação profissional dos alunos pela imersão em um ambiente de produção de sistemas de informações;
  • Articulação entre teoria e prática dos conhecimentos trabalhados nas disciplinas da grade curricular do curso;
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe multidisciplinar;
  • Desenvolver no acadêmico de Sistemas de Informação a formação para a cidadania e responsabilidade social;
  • Produzir Sistemas de Informações que prioritariamente atendam demandas sociais de instituições carentes;
  • Desenvolver programas de treinamento em tecnologias pertinentes à formação profissional do curso.