Uma parceria entre o Centro Universitário Paraíso (UniFAP) e o Hemocentro do Ceará (Hemoce) viabilizou a realização de uma campanha de doação de sangue e cadastro para doação de medula óssea, realizada na última terça-feira (8), no campus da UniFAP, em Juazeiro do Norte.
A ação, além de contribuir para salvar vidas, teve um significado ainda mais especial: foi realizada em homenagem à professora Klennia Feitosa, que enfrenta com força e determinação a batalha contra o mieloma múltiplo.
“Esse ano o incentivo é diferente. Fui diagnosticado com mieloma múltiplo, um tipo de câncer no sangue. E uma das formas de tratamento é pelo transplante de medula óssea. Essa campanha, além das pessoas doarem sangue, podem realizar também o cadastro para doação de medula”, destacou Klennia.
De acordo com o Ministério da Saúde, uma única doação de sangue pode beneficiar até quatro pessoas em situações críticas e em tratamento médico. Com a persistente escassez nos bancos de sangue, iniciativas como essa desempenham um papel fundamental para garantir a disponibilidade de recursos essenciais à população.
Doadora pela primeira vez, a estudante Yasmim Ferrer garantiu que essa será a primeira de muitas doações. “É muito gratificante doar. Você consegue ajudar as pessoas dessa forma. Apesar do nervosismo do momento, me sinto feliz em estar realizando esse ato de solidariedade”, afirmou.
Segundo o Hemoce, foram coletadas 163 bolsas de sangue durante o "Dia D" na UniFAP. As autoridades de saúde reforçam a importância de seguir todas as orientações e requisitos para a doação, assegurando a segurança tanto dos doadores quanto dos receptores.
A campanha de doação de sangue na UniFAP reuniu a comunidade em um gesto coletivo de solidariedade e cuidado mútuo, promovendo uma ação capaz de salvar muitas vidas.
– Estar saudável
– Estar bem alimentado
– Pesar acima de 50kg
– Ter entre 16 e 69 anos
– Apresentar documento oficial com foto
Candidatos com idade entre 16 e 17 anos devem apresentar o Termo de Consentimento assinado pelo responsável legal, disponível em doador.hemoce.ce.gov.br.
O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos, 11 meses e 29 dias.
Critérios para se cadastrar como doador de medula óssea:
– Ter entre 18 e 35 anos;
– Não ter tido câncer;
– Apresentar documento de identidade.
O cadastro será concluído com a assinatura de um Termo de Consentimento e a coleta de uma amostra de sangue (5ml). O cadastro é único, só é preciso mantê-lo atualizado.