Ouvidoria
É um órgão de mediação entre as pessoas e as áreas competentes para encaminhamentos e soluções às proposições. Sua ação visa a facilitar a manifestação democrática e participativa de opiniões, comentários, críticas (sobre os aspectos julgados insatisfatórios) e elogios (sobre aqueles julgados positivos) a todos os setores da UniFAP por parte dos discentes, docentes, colaboradores e também da comunidade em geral, bem como atuar na prevenção de conflitos.
A ação da Ouvidoria está balizada nos preceitos da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade, consistindo como um canal de comunicação direta entre o cidadão, a comunidade interna e a Instituição.
Compete ao Ouvidor
- Receber opiniões, reclamações, sugestões, críticas ou denúncias apresentadas pela comunidade acadêmica – alunos, professores, colaboradores e pela comunidade em geral;
- Examinar e identificar as causas e procedências das manifestações recebidas;
- Analisar, interpretar e sistematizar as manifestações recebidas;
- Processar e analisar os meios para solucionar as demandas, utilizando-se dos recursos possíveis, tomar providências, através de prazo estabelecido;
- Dar ciência e manter informado o interessado das providências tomadas quando for de interesse individual e, quando for de interesse público, informar coletivamente;
- Proteger os direitos dos manifestantes, bem como resguardar a Instituição de acusações ou críticas infundadas;
- Manter sigilo sobre a identidade do manifestante, quando solicitado, ou quando tal providência se fizer necessária.
A Ouvidoria mantém o acompanhamento dos procedimentos até as soluções finais, contando com a parceria das áreas envolvidas e dando retorno às partes interessadas com a maior brevidade possível.
Prioriza o atendimento das solicitações identificadas, buscando a veracidade dos fatos por meio dos canais competentes da Instituição.
Natureza da Demanda
Quanto à Identidade do Demandante
- Identificada: quando o demandante informa um meio de contato (email, telefone, endereço).
- Sigilosa: quando o demandante se identifica (informa um meio de contato), no entanto, solicita que seja guardado sigilo sobre a sua identificação, ou quando a Ouvidoria acha necessário adotar tal procedimento.
- Anônima: quando o demandante não se identifica.
Quanto à Natureza da Demanda
- Denúncias
- Elogios
- Reclamações
- Solicitação de informações
- Sugestões
Entre em contato com a Ouvidoria clicando abaixo:
Via E-mail:
1 – ouvidoria@fapce.edu.br
2 – lucilene@fapce.edu.br
Atendimento Pessoal:
7h às 12h00 – terças e quintas-feiras
15h às 21h50 – segunda a sexta-feira
Endereço para correspondência:
Rua Conceição, 1228 – São Miguel
CEP.: 63010-465 – Juazeiro do Norte – CE