
Uma parceria entre o Centro Universitário Paraíso (UniFAP) e o Hemocentro do Ceará (Hemoce) viabilizou a realização de uma campanha de doação de sangue e cadastro para doação de medula óssea, realizada na última quinta-feira (16), no campus da UniFAP, em Juazeiro do Norte.
De acordo com o Ministério da Saúde, uma única doação de sangue pode beneficiar até quatro pessoas em situações críticas e em tratamento médico. Com a persistente escassez nos bancos de sangue, iniciativas como essa desempenham um papel fundamental para garantir a disponibilidade de recursos essenciais à população.

Durante todo o dia, dezenas de voluntários compareceram para realizar a doação, reforçando o compromisso social da instituição com a saúde e o bem-estar da comunidade.
Além de incentivar o ato de doar sangue, a iniciativa buscou conscientizar sobre a importância da doação regular, fundamental para manter os estoques de sangue do Hemoce e salvar vidas diariamente. Ao todo, foram realizadas mais de 130 doações, beneficiando mais de 540 pessoas.

– Estar saudável
– Estar bem alimentado
– Pesar acima de 50kg
– Ter entre 16 e 69 anos
– Apresentar documento oficial com foto
Candidatos com idade entre 16 e 17 anos devem apresentar o Termo de Consentimento assinado pelo responsável legal, disponível em doador.hemoce.ce.gov.br.
O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos, 11 meses e 29 dias.
Critérios para se cadastrar como doador de medula óssea:
– Ter entre 18 e 35 anos;
– Não ter tido câncer;
– Apresentar documento de identidade.
O cadastro será concluído com a assinatura de um Termo de Consentimento e a coleta de uma amostra de sangue (5ml). O cadastro é único, só é preciso mantê-lo atualizado.


